Aspectos da morfologia urbana e as diferenças socioespaciais no espaço urbano do município de Álvares Machado, São Paulo, Brasil.
Conteúdo do artigo principal
O presente artigo busca destacar o papel da morfologia urbana na análise da produção do espaço urbano e de diferenciação socioespacial, principalmente a partir das formas urbanas na cidade de Álvares Machado, localizado no Oeste Paulista. Para isso realizou-se a articulação entre diversos conceitos e referenciais teórico-metodológicos de produção do espaço urbano, diferenciação socioespacial, morfologia urbana, formas urbanas e loteamentos fechados, que foram necessários para compreender a dinâmica urbana estabelecida na cidade de Álvares Machado, tais como: Lefebvre (1972), Sposito (2011), Botelho (2007), Carlos (2007), Capel (2005), Lamas (2011), Whitacker e Miyazaki (2012), Caldeira (2000), Magrini (2013), entre outros. Assim, foi possível compreender os processos de produção do espaço urbano que geram diferenças socioespaciais nesse território e sua interface com loteamentos fechados como enclaves fortificados voltados ao mercado de consumo imobiliário.
Palavras chave: morfologia urbana, produção do espaço urbano, diferenças socioespaciais, residenciais fechados, Álvares Machado.